
O prefeito de Niterói/RJ, Axel Grael, foi escolhido, na terça-feira, 24, presidente da Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A CASD tem como objetivo acompanhar, de forma permanente, a pauta de desastres junto aos órgãos responsáveis para promover alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamento desta agenda. A comissão realiza debates e o compartilhamento de experiências entre cidades, e conta com o apoio técnico do WRI Brasil.
Axel Grael destacou a importância das ações preventivas e da colaboração entre as cidades. O prefeito afirmou que assumir a presidência da CASD neste momento é um grande desafio, fazendo referência a reunião proposta pela FNP, em Niterói, em julho deste ano.
“Esse é o grande desafio do tema da Defesa Civil. Todo mundo acha muito importante nas situações de adversidade. O difícil é fazer com que estas ações tenham o mesmo nível de reconhecimento nas situações de normalidade. É justamente na normalidade que você realiza as ações preventivas. Assumir agora a presidência da comissão é um desafio ainda maior pela situação que vivemos no país. Água demais no Sul, água de menos na Amazônia. A gente precisa ter uma estratégia para que estas ações estejam mais bem consolidadas nas políticas públicas e na legislação nacional. Sempre insistimos em formas de um município ajudar o outro. Lógico que existem ações que o Governo Federal e os estados têm que executar. Mas a possibilidade de um município colaborar com o outro é uma grande contribuição”, explicou Grael.
A prefeita de Francisco Morato (SP), Renata Sene, que é vice-presidente de Parcerias em Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da FNP foi escolhida vice-presidente da CASD. Ela foi a presidente desde a criação da comissão, em março de 2022. Na reunião online que definiu presidente e vice, a CASD estabeleceu um modelo de governança com coordenações temáticas e regionais.
A próxima reunião geral da FNP, a 85ª RG, está marcada para os dias 28 e 29 de novembro, em Brasília/DF, e contará com debates sobre financiamento das cidades e vai contar com a participação dos prefeitos das capitas, das grandes e médias cidades do país, e deve entrar em pauta a questão das várias cidades brasileiras que estão sujeitas a desastres de diferentes tipos. São esperados nesta reunião ministros de Estado e o presidente e o vice-presidente da República.
Link para notícia na página da FNP: https://fnp.org.br/noticias/item/3203-prefeito-de-niteroi-e-escolhido-como-presidente-de-comissao-permanente-de-cidades-atingidas-ou-sujeitas-a-desastres-da-fnp