Conheça o trabalho da CASD
Ações municipais para adaptação urbana e gestão de riscos e desastres
A Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) foi criada em 2022, inicialmente com o nome Comissão de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD). Surgiu como resposta à tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis naquele ano e pelo reconhecimento da urgência em articular o enfrentamento dos impactos dos desastres nos municípios brasileiros – realidade agravada pelas mudanças climáticas.
Composta por prefeitas e prefeitos de todas as regiões do país, a CASD tem como objetivo permanente acompanhar e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação urbana e à gestão de riscos e desastres. Atua junto ao governo federal e aos órgãos responsáveis pelas agendas de cidades, clima e defesa civil, promovendo estratégias e instrumentos que fortaleçam a resiliência dos municípios.
Além da articulação política, a CASD também se dedica à produção de conhecimento técnico para apoiar as cidades na construção de soluções locais. Desde outubro de 2022, conta com o apoio da equipe de cidades e adaptação urbana do WRI Brasil, que contribui com estudos, diretrizes e propostas. Embora não atue diretamente em situações emergenciais, a comissão oferece suporte estratégico aos seus membros por meio da articulação entre gestoras e gestores, da troca de experiências e da disseminação de boas práticas.

Nossa jornada
Março 2022
• Renata Sene, então prefeita de Francisco Morato/SP, assume a presidência da comissão
Outubro 2022
Novembro 2022
Julho 2023
• Entrega da Carta com Diretrizes para Estruturação de Políticas de Prevenção e Gestão de Desastres nas Cidades para o governo federal
Setembro 2023 a Agosto 2024
Outubro 2023
Agosto 2024
Novembro 2024
Fevereiro 2025
Abril 2025
• Posse da gestão 2025-2027
• Bruno Reis, prefeito de Salvador/BA, assume a presidência da comissão
Abril 2025
Maio 2025
Julho 2025
Iniciativas que promovem cidades mais preparadas, seguras e resilientes
Em 2023 e 2024, a CASD publicou duas cartilhas que trazem, de forma resumida, dados e informação sobre desastres no país, o papel da comissão e boas práticas em redução de riscos, preparação e resposta aos desastres de seus membros.
Esta plataforma online de Boas Práticas é um desdobramento deste processo e tem como objetivo dar visibilidade ao potencial das políticas públicas municipais, valorizando os seus esforços e promovendo o avanço do trabalho neste tema.
A gestão participativa, a educação e conscientização, o mapeamento de riscos, o monitoramento com alertas e a resposta a desastres são elementos essenciais na redução e gestão de riscos e de desastres. Juntos, eles fortalecem a resiliência e a eficácia na prevenção e resposta a emergências, auxiliando a identificação das vulnerabilidades, a ampliação da participação social e a construção de capacidades locais.

Promovendo cidades mais preparadas, seguras e resilientes
A Plataforma de Boas Práticas de Adaptação Urbana e Gestão de Riscos e Desastres é um projeto da CASD, com apoio técnico do WRI Brasil e financiamento do Instituto ITAÚSA, que apresenta políticas e programas municipais replicáveis e de alto impacto nas áreas de prevenção e redução de riscos, preparação e resposta aos desastres e adaptação urbana.
Realização

Apoio técnico
